domingo, 2 de dezembro de 2012

Arte/educação contemporânea


Falando em arte/educação contemporânea, vou me aprofundar no texto de Belison. Este classifica arte/educação como prática de ensino e aprendizagem em artes visuais e arte/educação contemporânea como uma prática que está em processo de experimentação.
Conforme o autor, arte/educação contemporânea passa por uma mudança radical. Isto ocorre ao contemplar pontos da cultura visual em sua grade curricular. As escolas de arte atualmente combatem as noções formalistas e as práticas tecnicistas e começam a explorar as experiências sensoriais do cotidiano.
Atualmente a arte educação tem buscado incorporar aspectos dos estudos culturais, da cultura visual, da criticidade. Isso na teoria.
O termo que surge nos dias atuais é cultura visual que conforme o texto, educação da cultura visual significa a atual concepção pedagógica que destaca representações visuais do cotidiano, estimulando práticas de produção, apreciação e despertando o senso crítico.
A cultura visual enfatiza as experiências diárias do visual. Baseada na representação visual, produção e circulação dos sentidos, visa abranger todas as formas de comunicação sensorial.
Conforme o autor, a educação da cultura visual conduz o indivíduo à consciência crítica, compreensão e ação, e está aberta a novas e diversas formas de conhecimento.
Belidson fala também a respeito da Educação Multicultural de Arte, que tem como objetivo gerar oportunidades de aprendizagem por meio da arte e promover a identidade individual e social.
Aguirre (2004) critica a educação da cultura visual, afirmando que esta despreza o fazer artístico ao privilegiar apenas a analise e compreensão da arte. Outros arte/educadores afirmam não estarem prontos para a complexidade desta.
Posso afirmar que estas ideias de cultura visual, ensino multicultural de arte, ainda flutuam apenas sobre o campo das discussões, pois na prática o que ainda vemos na arte/educação brasileira é ainda uma pedagogia tecnicista dos anos 70, onde o aluno é avaliado pelo fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário