quarta-feira, 26 de junho de 2013

Wassily Kandinsky arte abstrata

Figurativo é uma representação de coisas existentes, são figuras que podemos identificar, é marcada pela representação. O abstracionismo é a quebra do figurativo, onde não é possível identificar objetos, figuras concretas.
Segundo minhas pesquisas, Wassily Kandisky foi um artista russo responsável pela introdução da abstração no campo das artes.
Sua arte tem natureza espiritualista, tem como essência a sua alma, busca não se deixar levar por influências externas. Seus trabalhos abstratos passaram por um longo processo  de desenvolvimento e amadurecimento. Kandisky tinha verdadeiro fascínio pelas cores, que segundo ele influenciam grandemente as experiências estéticas. Nos seus primeiros trabalhos há referências de musicalidade e o folclore russo.
As formas abstratas que Kandinsky cria em suas obras, parecem ter movimento, como se fossem se deslocar de um lugar para o outro, elas não têm a rigidez de Mondrian em suas formas geométricas, pois ficam livres no espaço da tela.
Em suas obras Kandisky brinca com as cores, há grande variedade de cores, e utiliza linhas e formas geométricas. Suas formas nos permitem várias interpretações, possibilita viajar no mundo da fantasia.  Interpretar segundo suas próprias experiências.

kandinsky_yellow-red-blue.gif (1152×900)
Em sua obra figurativa “O cavaleiro azul” tem como tema uma personagem de um conto de fadas que ouvia quando criança.
               Seu livro mais conhecido: “Ponto e Linha sobre Plano”
               Wassily Kandisky foi professor na escola Bauhaus, escola de artes que tinha a intenção de unir arte e indústria.
                Segundo Fernando Rebouças   :
 O objetivo da Bauhaus era parecido com a fusão da arte com o artesanato em séculos anteriores. A palavra Bauhaus significa casa de construção, e era uma escola democrática onde todos colaboravam em busca de novas linguagens e criação, independente da hierarquia entre aluno e mestre.
Bauhaus buscava aglutinar o conhecimentos de diversas artes como a pintura, música, dança, teatro, arquitetura, escultura e literatura para a construção de cidades melhores e um futuro consciente da criação. A Bauhaus era livre e dela se originou os estilos abstratos modernistas.
A escola foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius como forma de oposição ao irracionalismo político alemão, defendendo o racionalismo de artistas e intelectuais da época. O racionalismo deveria estar presente em todos os meandros da vida.
Bauhaus ganhou sede própria na cidade de Dessau em 1925, porém, por defender a criação livre e democrática, foi fechada pelo nazismo em 1933. Bauhaus deixou referências no estilo de criação que até hoje influência a arte e o design.
Bauhaus visava romper as barreiras em artista e artesãos, interligar as diferentes formas de arte, foi uma tentativa de articular arte e artesanato. Ela revolucionou o design com formas e linhas simplificadas.

Fonte: