sábado, 24 de setembro de 2011

Análise de uma imagem produzida por um artista

Trabalhando na  análise de uma imagem produzida por um artista que reflita imageticamente os assuntos da unidade, escolhi o trabalho da artista Tania Fraga, artista premiada pelo Itaú Cultural.
 A artista cria suas obras utilizando ciência e tecnologia.
 As formas geométricas criadas no computador recebem influência direta das tendências construtivas da arte moderna (Cordeiro e Bill) e resultam em serialismo de formas e números que colocam o espectador dentro do trabalho.”
Como cursamos a disciplina Tecnologia Contemporâneas, nada mais justo que pensar em artistas que utilizam de recursos virtuais para realizar suas obras.
Pesquisando sobre o tema, encontrei no site do Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br/arte_tecnologia/ ) uma exposição com o tema arte tecnologia, com obras de vários artistas que trabalham utilizando tecnologia.
No site de Tânia Fraga (http://taniafraga.art.br/category/projetos-individuais/), encontramos outras obras da artista.
Esta, em particular, me chamou atenção.
Com o título enigma, esta obra é um objeto robótico que interage com o observador.
Conceito:
Enigma é um objeto robótico cujas respostas aos movimentos do interator acontecem através de mudanças nas manchas luminosas que se movimentam em seu interior. Como realizar as mudanças é um enigma a ser descoberto pelo interator.
Descrição:
Enigma é um objeto robótico que responde com variações de cores, de padrões luminosos, de números de LEDs acesos e de velocidades de acendimento dos LEDs. Os LEDs estão montados na base de uma caixa de madeira reciclada e de PETG. As cores, a leveza, e os movimentos resultam de uma construção precisa e cuidadosa. A opção poética é a leveza e a charada que oferece ao interator. A opção funcional é a simplicidade.
Procurando ainda mais a respeito, no youtube encontrei um vídeo que mostra um festival de arte e tecnologia (http://www.youtube.com/watch?v=aV-eFTIfRkw).
No mundo da arte podemos contar com ótimas ferramentas tecnológicas.

Referências:
Itaú Cultural, Disponível em < http://www.itaucultural.org.br/arte_tecnologia> , Acesso em 24 de setembro, 2011.

Tania Fraga Computer Artworks, Disponível em < http://taniafraga.art.br/category/projetos-individuais> , Acesso em 24 de setembro, 2011.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Navegando em Paul Klee




Rose garden

Red balloon


Pesquisando um pouco mais sobre a vida de Paul Klee, encontrei no site http://educacao.uol.com.br/biografias/paul-klee.jhtm, uma breve descrição da vida de Paul klee
[creditofoto]



Influenciado por seu pai, o professor de música Hans Klee, Paul interessou-se primeiramente por música, mas na adolescência viu aflorar sua vocação para as artes plásticas.

Estudou na Academia de Belas Artes de Munique e, estabelecendo-se nessa cidade, conheceu Kandinsky e Franz Marc, entre outros artistas de vanguarda.

Em 1906, casou-se com a pianista Lili Stumpf, com quem teve um filho, Félix. Nesse mesmo ano, expôs suas gravuras pela primeira vez.

Passou a fazer parte, em 1911, do grupo "Der Blaue Reiter" ("o cavaleiro azul"), que reunia artistas expressionistas liderados por Wassily Kandisnky.

Klee visitou a Tunísia em 1914, o que proporcionou grande impacto em sua obra. Impressionado com a luminosidade e as cores do país africano, Klee chegou a declarar que "a cor e eu somos um só".

Durante a Primeira Guerra Mundial, Paul Klee integrou o exército imperial da Alemanha. Com o fim do conflito, tornou-se professor da famosa escola de arte moderna Bauhaus, instalando-se na cidade de Weimar.

Além de possuir uma das mais importantes obras pictóricas da primeira metade do século 20, Paul Klee notabilizou-se por sua reflexão teórica, encontrada em textos como "Sobre a Arte Moderna" e "Confissão Criadora".

A partir de 1931, o artista tornou-se professor da Academia de Düsseldorf. Com a ascensão dos nazistas ao poder, a situação de Klee na Alemanha tornou-se difícil, sendo considerado um produtor de "arte degenerada".

Em 1933, retornou à Suíça. Dois anos depois, teve diagnosticada uma doença auto-imune e progressiva, a esclerodermia. Paul Klee faleceu em Berna, em 1940.

Em junho de 2005, com a inauguração do Centro Paul Klee, a cidade de Berna, na Suíça, passou a abrigar a maior coleção individual do mundo, com 4.000 obras do artista.

Projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, que também projetou o Centro George Pompidou, em Paris, o museu tornou-se um riquíssimo centro de pesquisas sobre um dos fundadores da arte abstrata - o pintor e artista gráfico Paul Klee."

Klee notabilizou-se também por sua reflexão teórica, em textos como Sobre a Arte Moderna
No site http://www.paulklee.com/ encontramos suas obras, biografia, filmes sobre ele e outros links.
Ele tem um estilo um tanto infantil para pintar, seus quadros são bem coloridos.
Eu me interessei em fazer uma pesquisa sobre seu estilo devido ao fato de utilizar seu estilo em decoração de interiores, curso técnico que faço.

blaue nacht
Posso decorar uma parede nesse estilo utilizando pastilhas


Super Chess  Posso utilizar em vários objetos.

A arte está presente em todos os lugares =)

No youtube encontramos vídeos com suas obras

http://www.youtube.com/watch?v=CzkwPUR2onk

Em Berna foi criado um museu em homenagem a Paul Klee,  o centro Paul Klee.(Site do museu http://www.zpk.org/ww/en/pub/web_root.cfm).