A mediação é a ponte do exterior para o interior, é a ligação entre o ser humano e o mundo. “O ser humano criou instrumentos que fazem mediação entre ele e o mundo.”
A internalização é quando a criança domina e se apropria do conhecimento, “é a reconstrução interna de uma realidade externa”, é a construção interna do conhecimento, contextualizado e atribuído significado. É através desse processo que se dá a aprendizagem.
O professor é um mediador que proporcionará ao aluno condições necessárias para a interação e aprendizagem. ”Se faz necessário o uso de ferramentas culturais e linguísticas (signos) nesse processo de mediação”
Segundo Vygotsky “devemos considerar o desenvolvimento em dois níveis: o nível de desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial”.
Define aquelas funções que ainda não amadureceram mas que estão em processo de maturação; funções que amadurecerão, mas que estão presentes em todo o processo embrionário. Poderíamos chamar essas funções de "brotos" do desenvolvimento em vez de frutos do desenvolvimento.
O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente. (p113).
Ilustração do exemplo citado acima:
Fonte:http://ipt.olhares.com/data/big/263/2639958.jpg
O desenvolvimento real é o que está formado, o potencial é a espera da flor. A mediação seria a forma com a qual cuidamos do nosso jardim.
Como nós, futuros educadores, poderemos atuar na zona proximal e no processo de aprendizagem?
Levantando as informações do que o aluno já sabe (conhecimentos prévios) e daquilo que ele poderá aprender, agindo assim na zona proximal de desenvolvimento.
Contextualizando a aprendizagem de forma significativa para o aluno, de maneira que ele possa se apropriar e internalizar o conhecimento.
Formando agrupamentos produtivos, já que um colega poderá “colaborar com esta no sentido da aprendizagem de uma ação ou raciocínio.”
Trabalhando de forma lúdica, visto que “na brincadeira a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar o objeto do significado. O brinquedo, assim, promove o desenvolvimento, pois abre zonas de desenvolvimento proximal”.
Fontes: http://pt.shvoong.com/books/1868303-vygotsky-uma-perspectiva-hist%C3%B3rico-cultural/
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss09_08.pdf
Texto 03_ A teoria Sócio Histórica de Vigotski _ escrito por Lúcia Helena Cavasin Zabottto Pulino