sábado, 15 de outubro de 2011

Arte digital


Na internet encontramos vários programas de criação e edição de imagem. Cheios de recursos e ferramentas, esses programas trazem novas possibilidades para os artistas.
 Essa imagem feita por um programa de computador brinca com dois elementos oposto: a água e o fogo, misturando-se e ganhando forma. O artista explorou bem a questão do oposto, das formas, e das cores, a cor laranja vibrante do fogo e o azul líquido da água. A forma com a qual os elementos são colocados nos transmite a sensação de liquidez.
Criar, desenhar, brincar com elementos, cores e formas sem sujar os dedos de tinta é possível. A tecnologia nos fornece ferramentas para elaboração de obras criativas.
Já existem artistas especializados nesse tipo de arte, como: Erik Finsrud, Christopher Haines, Guilherme Marconi.

sábado, 24 de setembro de 2011

Análise de uma imagem produzida por um artista

Trabalhando na  análise de uma imagem produzida por um artista que reflita imageticamente os assuntos da unidade, escolhi o trabalho da artista Tania Fraga, artista premiada pelo Itaú Cultural.
 A artista cria suas obras utilizando ciência e tecnologia.
 As formas geométricas criadas no computador recebem influência direta das tendências construtivas da arte moderna (Cordeiro e Bill) e resultam em serialismo de formas e números que colocam o espectador dentro do trabalho.”
Como cursamos a disciplina Tecnologia Contemporâneas, nada mais justo que pensar em artistas que utilizam de recursos virtuais para realizar suas obras.
Pesquisando sobre o tema, encontrei no site do Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br/arte_tecnologia/ ) uma exposição com o tema arte tecnologia, com obras de vários artistas que trabalham utilizando tecnologia.
No site de Tânia Fraga (http://taniafraga.art.br/category/projetos-individuais/), encontramos outras obras da artista.
Esta, em particular, me chamou atenção.
Com o título enigma, esta obra é um objeto robótico que interage com o observador.
Conceito:
Enigma é um objeto robótico cujas respostas aos movimentos do interator acontecem através de mudanças nas manchas luminosas que se movimentam em seu interior. Como realizar as mudanças é um enigma a ser descoberto pelo interator.
Descrição:
Enigma é um objeto robótico que responde com variações de cores, de padrões luminosos, de números de LEDs acesos e de velocidades de acendimento dos LEDs. Os LEDs estão montados na base de uma caixa de madeira reciclada e de PETG. As cores, a leveza, e os movimentos resultam de uma construção precisa e cuidadosa. A opção poética é a leveza e a charada que oferece ao interator. A opção funcional é a simplicidade.
Procurando ainda mais a respeito, no youtube encontrei um vídeo que mostra um festival de arte e tecnologia (http://www.youtube.com/watch?v=aV-eFTIfRkw).
No mundo da arte podemos contar com ótimas ferramentas tecnológicas.

Referências:
Itaú Cultural, Disponível em < http://www.itaucultural.org.br/arte_tecnologia> , Acesso em 24 de setembro, 2011.

Tania Fraga Computer Artworks, Disponível em < http://taniafraga.art.br/category/projetos-individuais> , Acesso em 24 de setembro, 2011.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Navegando em Paul Klee




Rose garden

Red balloon


Pesquisando um pouco mais sobre a vida de Paul Klee, encontrei no site http://educacao.uol.com.br/biografias/paul-klee.jhtm, uma breve descrição da vida de Paul klee
[creditofoto]



Influenciado por seu pai, o professor de música Hans Klee, Paul interessou-se primeiramente por música, mas na adolescência viu aflorar sua vocação para as artes plásticas.

Estudou na Academia de Belas Artes de Munique e, estabelecendo-se nessa cidade, conheceu Kandinsky e Franz Marc, entre outros artistas de vanguarda.

Em 1906, casou-se com a pianista Lili Stumpf, com quem teve um filho, Félix. Nesse mesmo ano, expôs suas gravuras pela primeira vez.

Passou a fazer parte, em 1911, do grupo "Der Blaue Reiter" ("o cavaleiro azul"), que reunia artistas expressionistas liderados por Wassily Kandisnky.

Klee visitou a Tunísia em 1914, o que proporcionou grande impacto em sua obra. Impressionado com a luminosidade e as cores do país africano, Klee chegou a declarar que "a cor e eu somos um só".

Durante a Primeira Guerra Mundial, Paul Klee integrou o exército imperial da Alemanha. Com o fim do conflito, tornou-se professor da famosa escola de arte moderna Bauhaus, instalando-se na cidade de Weimar.

Além de possuir uma das mais importantes obras pictóricas da primeira metade do século 20, Paul Klee notabilizou-se por sua reflexão teórica, encontrada em textos como "Sobre a Arte Moderna" e "Confissão Criadora".

A partir de 1931, o artista tornou-se professor da Academia de Düsseldorf. Com a ascensão dos nazistas ao poder, a situação de Klee na Alemanha tornou-se difícil, sendo considerado um produtor de "arte degenerada".

Em 1933, retornou à Suíça. Dois anos depois, teve diagnosticada uma doença auto-imune e progressiva, a esclerodermia. Paul Klee faleceu em Berna, em 1940.

Em junho de 2005, com a inauguração do Centro Paul Klee, a cidade de Berna, na Suíça, passou a abrigar a maior coleção individual do mundo, com 4.000 obras do artista.

Projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, que também projetou o Centro George Pompidou, em Paris, o museu tornou-se um riquíssimo centro de pesquisas sobre um dos fundadores da arte abstrata - o pintor e artista gráfico Paul Klee."

Klee notabilizou-se também por sua reflexão teórica, em textos como Sobre a Arte Moderna
No site http://www.paulklee.com/ encontramos suas obras, biografia, filmes sobre ele e outros links.
Ele tem um estilo um tanto infantil para pintar, seus quadros são bem coloridos.
Eu me interessei em fazer uma pesquisa sobre seu estilo devido ao fato de utilizar seu estilo em decoração de interiores, curso técnico que faço.

blaue nacht
Posso decorar uma parede nesse estilo utilizando pastilhas


Super Chess  Posso utilizar em vários objetos.

A arte está presente em todos os lugares =)

No youtube encontramos vídeos com suas obras

http://www.youtube.com/watch?v=CzkwPUR2onk

Em Berna foi criado um museu em homenagem a Paul Klee,  o centro Paul Klee.(Site do museu http://www.zpk.org/ww/en/pub/web_root.cfm).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Música _Trabalho de Tecnologias Contemporâneas

Mundo virtual

Nessa canoa de gigabytes
Vou levando minha alegria
Caminhando pelos sites
Upload noite e dia

Não aperto o caps look
Vou na minha malandragem
Levo no bolso o facebook
Que acompanha essa viagem

Pra deixar tudo legal
Vamos de corel draw
Só te peço, por favor,
Livrai-me do mau servidor

Vou andando, caminhando, navegando
Nesse mundo virtual
Mundo das imagens, das mensagens, das bobagens,
Mundo que nem sei se é real...

O que acontece quando pensamos e sentimos...


É bem estranho....

domingo, 21 de agosto de 2011

As obras de arte mais caras do mundo

Avaliada em aproximadamente US$ 780 milhões, a Capela Sistina ocupa o primeiro lugar.



Em segundo lugar, uma obra de Leonardo Da Vinci. Avaliada humildemente em US$ 642 milões: Mona Lisa



Tratando-se de jóias podemos destacar como a jóia mais rara:

Criadas por combinações únicas de minerais, calor e pressão em proporções que remontam ao nascimento de nosso planeta, as gemas são coisas cobiçadas desde tempos imemoriais. Milhares morreram por elas e milhares mataram por elas. Mulheres costumam se referir a elas como suas melhores amigas. Pedras são eternas… Como James Bond. Mas pedras são coisas relativamente comuns. Assim, a pedra mais rara do mundo é conhecida como painita, um tipo de pedra do qual praticamente ninguém nunca ouviu falar. A explicação disso é justamente que a Painita é raríssima. Trata-se de uma pedra de cor alaranjada ou marrom-avermelhada, que foi descoberta em Bruma nos anos 50. Desde então, apenas duas (isso mesmo DUAS) pedras brutas deste tipo de cristal foram descobertas no planeta e agora apenas poucas centenas de pedrinhas lapidadas deste cristal existem. Não tão desconhecido mas ainda bastante raro é o diamante vermelho.


As jóias são coisas quase sempre lembradas no campo dos objetos raros e de alto valor. Peças únicas custam mais, peças comemorativas também. Uma jóia pode ter seu preço elevado de acordo com seus antigos donos ou sua importância em eventos históricos, como as coroas de reis… O colar mais caro e raro do mundo é o Blue Empress, feito com um diamante azul raríssimo. O diamante sozinho pesa cerca de 14 cartas. No colar ele é adornado com mais 18k em ouro branco e diamantes brancos. O colar está estimado em 16 milhões de dólares.





Fonte:http://www.mundogump.com.br/algumas-das-coisas-mais-raras-do-mundo/

себя...

счастливая девушка

Canção de amor para um salvador

Em campos abertos de flores selvagens
Ela toma fôlego e voa
Ela agradece seu Jesus pelas margaridas e rosas em uma linguagem não simples
Algum dia ela entenderá o significado de tudo
Ele é mais do que o riso ou as estrelas nos céus
Tão próximo quanto uma batida do coração ou uma canção nos seus lábios
Algum dia ela confiará Nele e aprenderá como vê-lo
Algum dia Ele a chamará e ela virá correndo
E cairá em Seus braços e as lágrimas cairão e ela vai orar

“Eu quero me apaixonar por Você”

Sentada em silêncio vestindo roupa de domingo
O sermão ecoa através das paredes
Uma grande salvação chama as pessoas
Que olham pra lugar nenhum, e não podem sentir as cadeias em suas almas
Ele é mais do que o riso ou as estrelas nos céus
Tão próximo quanto uma batida do coração ou uma canção nos seus lábios
Algum dia ela confiará Nele e aprenderá como vê-lo
Algum dia Ele a chamará e ela virá correndo
E cairá em Seus braços e as lágrimas cairão e ela vai orar

Entendendo Vygotsky

A mediação é a ponte do exterior para o interior, é a ligação entre o ser humano e o mundo. “O ser humano criou instrumentos que fazem mediação entre ele e o mundo.”
 A internalização é quando a criança domina e se apropria do conhecimento, “é a reconstrução interna de uma realidade externa”, é a construção interna do conhecimento, contextualizado e atribuído significado. É através desse processo que se dá a aprendizagem.
O professor é um mediador que proporcionará ao aluno condições necessárias para a interação e aprendizagem. ”Se faz necessário o uso de ferramentas culturais e linguísticas (signos) nesse processo de mediação”
Segundo Vygotsky “devemos considerar o desenvolvimento em dois níveis: o nível de desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial”.
Define aquelas funções que ainda não amadureceram mas que estão em processo de maturação; funções que amadurecerão, mas que estão presentes em todo o processo embrionário. Poderíamos chamar essas funções de "brotos" do desenvolvimento em vez de frutos do desenvolvimento.
O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente. (p113).
Ilustração do exemplo citado acima:

Fonte:http://ipt.olhares.com/data/big/263/2639958.jpg
O desenvolvimento real é o que está formado, o potencial é a espera da flor. A mediação seria a forma com a qual cuidamos do nosso jardim.
Como nós, futuros educadores,  poderemos atuar na zona proximal e no processo de aprendizagem?
 Levantando as informações do que o aluno já sabe (conhecimentos prévios) e daquilo que ele poderá aprender, agindo assim na zona proximal de desenvolvimento.
Contextualizando a aprendizagem de forma significativa para o aluno, de maneira que ele possa se apropriar e internalizar o conhecimento.
 Formando agrupamentos produtivos, já que um colega poderá “colaborar com esta no sentido da aprendizagem de uma ação ou raciocínio.”
Trabalhando de forma lúdica, visto que “na brincadeira a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar o objeto do significado. O brinquedo, assim, promove o desenvolvimento, pois abre zonas de desenvolvimento proximal”.

Fontes: http://pt.shvoong.com/books/1868303-vygotsky-uma-perspectiva-hist%C3%B3rico-cultural/
http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss09_08.pdf
Texto 03_ A teoria Sócio Histórica de Vigotski _ escrito por Lúcia Helena Cavasin Zabottto Pulino